Páginas

quarta-feira, 11 de abril de 2018

Estado autoritário avança e democracia agoniza!

Neste momento,
o golpe está nos vencendo!


Após o STF, mais uma vez, rasgar a Constituição de 1988 ao ignorar a presunção de inocência até o trânsito em julgado, a partir de uma pressão, inclusive do juiz de primeira instância em uma entrevista na TV Cultura, sobre a posição frouxa e vacilante de uma ministra, o Estado autoritário avança perigosamente sobre uma democracia já agonizante.

Com o auxílio da mídia hegemônica e a instrumentalização de setores dentro do aparelho de Estado, o golpe avança.


Lula, condenado sem provas, foi encarcerado de maneira ilegal, antes de se cumprirem os ritos dos embargos de declaração, em mais uma afronta direta ao texto constitucional feita de maneira torpe por um juiz de primeira instância que age da maneira que quer em um Brasil cada vez mais sem garantias legais.

O golpe é denunciado em universidades, é denunciado na mídia internacional, é cada vez mais compreendido pelos setores nacionais democratas e até pela população, mas nada disso parece frear a escalada autoritária que se iniciou em 2013, ganhou força em 2014 com a não aceitação da derrota por parte de Aécio e sua trupe e se agigantou após o impeachment sem crime de 2016.

O juiz de primeira instância, escorado em setores poderosos, é o chefe de um movimento pretoriano, punitivista, seletivo, elitista, antidemocrático e antipopular que vem crescendo, enfraquecendo a política e fortalecendo posições cada vez mais radicais à direita, como a candidatura de Bolsonaro e as posições intervencionistas de setores da forças armadas.

Aquilo que começou, como historicamente sempre começa, como uma narrativa de 'combate à corrupção', se converte em um movimento que ameaça o Estado democrático.

As forças democratas, antigolpistas ainda estão em processo de fortalecimento, ainda sem uma agenda única, ainda sem um discurso coeso e com algumas posições lamentavelmente vacilantes como a de Ciro Gomes ( e aqui neste blog consideramos Ciro um excelente quadro político, um democrata e progressista com tamanho e ideias para retomar um projeto nacional).

Neste momento, o golpe está nos vencendo.

Blog O Calçadão

Nenhum comentário:

Duda Hidalgo denuncia aumento da violência policial de Tarcísio e é atacada por bolsonaristas em sessão da câmara

  Com a intenção de fazer o debate sobre números e estatísticas, Duda foi à Tribuna na sessão desta terça (16/04) discutir um requerimento q...