Páginas

domingo, 9 de abril de 2017

Mulheres do MST realizam encontro para debater relações de Gênero.



Mulheres durante o II Encontro das Domitilas

Fotos: Filipe Peres



Neste sábado, as mulheres do acampamento Alexandra Kollontai realizaram o II Encontro das Domitilas. Durante toda a manhã, as mulheres recitaram poesias, debateram sobre a importância da luta feminista para o Movimentos dos Trabalhadores e Rurais Sem Terra e os desafios para construir novas relações de gênero.
Enquanto as mulheres conduziam o debate sobre feminismo juntamente com alguns homens, outros homens se dedicavam na preparação do almoço. “A ideia dos companheiros prepararem o almoço é uma prática que tem como objetivo levantar a reflexão sobre o trabalho doméstico. Um dos nossos objetivos é que as tarefas domésticas sejam compartilhadas com os companheiros. Elas não podem ser tratadas como se fossem obrigação da mulher, mas de todos que vivem na casa” Afirmou Marta, militante do MST acampada no Alexandra Kollontai.
Adriana Novais conduz o II Encontro das Domitilas

No encontro foi abordado também a questão da violência doméstica. A advogada Juliana Moysés, que conduziu o debate sobre a lei Maria da Penha, reforçou a necessidade da denúncia e da articulação política entre as mulheres para que a referida Lei possa ser aplicada.

Homenageando as mulheres, as crianças organizadas pela ciranda infantil do acampamento também tiveram um espaço no encontro apresentando um mural com figuras e colagens.

As mulheres do MST vêm construindo esse debate dentro do movimento há mais de uma década. Além das ações diretas de enfrentamento ao capital que acontece no 8 de março, como a que foi realizada este ano contra a reforma da previdência e os demais ataques do governo golpista Michel Temer, elas se dedicam a construir no dia a dia outras formas de superar a dominação de gênero. Ao longo desses anos construíram linhas políticas que têm como desafio torná-las concretas nos acampamentos, assentamentos e todas as instâncias políticas dos movimentos.

O feminismo é uma luta estratégica para a construção do Socialismo no novo mundo que o MST busca construir .O movimento tem como objetivo a igualdade substantiva, nesse novo mundo não cabe nenhuma forma de opressão.

O encontro foi encerrado com as mulheres dirigindo-se para a cozinha cantando, lendo poesias, entoando palavras de ordem para agradecer aos homens pelo almoço que estava sendo preparado. Afirmando, assim, que o debate, o esforço para a construção de novas relações de gênero não cabe somente a mulher, mas deve ser tarefa de toda a sociedade.


Sem feminismo, não haverá socialismo!


Mais Fotos:


Mulheres durante o II Encontro das Domitilas






































Os homens na cozinha









Nenhum comentário:

Duda Hidalgo denuncia aumento da violência policial de Tarcísio e é atacada por bolsonaristas em sessão da câmara

  Com a intenção de fazer o debate sobre números e estatísticas, Duda foi à Tribuna na sessão desta terça (16/04) discutir um requerimento q...