Páginas

sábado, 26 de novembro de 2016

UBM-RP: evento inicia os 16 dias de ativismo pelo fim da violência contra as mulheres!

Foto: Daniel
Resistência e Arte Para Qualquer Parte teve como objetivo de chamar atenção para os 16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência Contra as Mulheres, com início no dia 25 de novembro. 

O evento reuniu mulheres de Ribeirão Preto atuantes em diversos setores, que mostram que é possível resistir às violências, sejam elas simbólicas ou não, por meio da arte.



 A Immaginare Escola de Criação e Design recebeu atividades como exposição e lojinha da Retroq Ateliê Sustentável, artesanato com o grupo Mães que Criam.
Depois tivemos uma roda de conversa que foi iniciada com a Declamação do poema: Um Corpo Feminino pela Atriz e Professora de Teatro Shirley Viana.

A União Brasileira de Mulheres (UBM) de Ribeirão Preto, representada por Juliana Souza, jornalista e doutora em Linguagens e Estudos das Mulheres, e pela linguista Giovanna Wrubel, junto com a Judeti Zili (Professora, Ativista de movimentos sociais e conselheira do Conselho da Mulher de Ribeirção Preto) comandaram uma tarde de bate-papo com o tema "Ressignificar as identidades como forma de resistência contra a violência de gênero". A partir deste tema, foram desenvolvidas várias temáticas de abordagem ao longo do bate papo: a violência simbólica e de gênero presente na representação midiática das mulheres, o empoderamento das mulheres negras como forma de resistência às múltiplas formas de violência (física e moral), a militância, um panorama da resistência dos movimentos LGBTs, entre outras.



Nenhum comentário:

Duda Hidalgo denuncia aumento da violência policial de Tarcísio e é atacada por bolsonaristas em sessão da câmara

  Com a intenção de fazer o debate sobre números e estatísticas, Duda foi à Tribuna na sessão desta terça (16/04) discutir um requerimento q...