Páginas

sábado, 2 de julho de 2016

Entidades do Fórum de Movimentos Populares participam da 6a Conferência das Cidades em RP!

Fotos e vídeos Filipe Peres
Nos últimos dois dias, 1 e 2 de julho, foi realizada a 6a Conferência Municipal da Cidade de Ribeirão Preto.

Mais de 20 entidades do movimento popular, participantes do Fórum Permanente de Movimentos Populares de Ribeirão Preto estiveram presentes e colocaram suas propostas e agendas de luta no documento final do evento.


Muito foi discutido sobre a questão do Plano Diretor e dos instrumentos do Estatuto das Cidades para conter a especulação imobiliária, acabar com os vazios urbanos e criar condições de desenvolver na cidade programas habitacionais de moradia popular que ataquem um dos maiores problemas do município, o déficit habitacional de 30 mil moradias e os mais de 50 núcleos de favelas e ocupações.

O movimento de mulheres defendeu o aluguel social para mulheres vitimizadas pela violência doméstica. O Movimento Pró Novo Aeroporto defendeu a necessidade de se interromper o plano de internacionalização do Leite Lopes e a construção de um novo aeroporto fora dos limites urbanos. Os movimentos de moradia reivindicaram uma Secretaria da Habitação na cidade. A Apeoesp Articulação propôs uma agenda de valorização da escola pública.

Duas grandes críticas foram consenso entre os movimentos presentes: o repúdio à Lei de Proteção ao Patrimônio Público, chamada pelos movimentos de 'lei higienista', que busca criminalizar os movimentos por moradia, aprovada a pouco pelo Poder Público, e a ausência na Conferência dos representantes da Prefeitura e da Câmara de vereadores.

"A Prefeita, seus Secretários e os vereadores deveriam estar aqui para debater e se comprometerem politicamente com as propostas aqui apresentadas. Depois os vereadores alegam desconhecer o conteúdo das propostas do Plano Diretor", disse o vereador Beto Cangussu, presente nos debates.

"Precisamos desprivatizar a Prefeitura e a Câmara, que somente defendem os interesses do poder econômico"

As entidades do movimento popular elegeram 32 representantes, entre titulares e suplentes, para participarem da Conferência Estadual da Cidade, que será realizada em São Paulo em data ainda a ser definida.




Nenhum comentário:

Duda Hidalgo denuncia aumento da violência policial de Tarcísio e é atacada por bolsonaristas em sessão da câmara

  Com a intenção de fazer o debate sobre números e estatísticas, Duda foi à Tribuna na sessão desta terça (16/04) discutir um requerimento q...