Páginas

domingo, 1 de maio de 2016

Fórum Permanente de Movimentos Populares: marcada a pré-Conferência das Cidades!

Fotos Paulo Honório e Filipe Peres

Neste sábado, 30 de abril, o Fórum Permanente de Movimentos Populares realizou sua segunda reunião plenária. Em pauta dois assuntos de extrema importância: a luta contra o golpe e a participação das entidades na Conferência das Cidades marcada para o próximo mês de junho em Ribeirão Preto.

14 das 27 entidades fundadoras do Fórum estiveram presentes.

A luta contra o golpe é uma pauta de luta comum dos movimentos que integram o Fórum, muitos deles constituindo também a Frente Brasil Popular Macro Ribeirão. As entidades estudantis e de juventude (UJS e UNE), a Apeoesp Articulação Sindical, os movimentos por moradia e o MST lideram as iniciativas de luta em Ribeirão Preto.

A partir desta segunda-feira, 2 de maio, a agenda de lutas será retomada e intensificada. "Precisamos enfrentar o golpe nas ruas" afirmou o professor Lucas Losa da Apeoesp. "O MST terá uma agenda nacional de lutas e nós nos integraremos a ela aqui em Ribeirão Preto", disse a coordenadora estadual do MST Neusa Paviato.

Dentro da agenda local, as entidades do Fórum definiram a participação em conjunto na Conferência da Cidade marcada para junho. Nos dias 14 e 21 de maio haverão pré-conferências preparatórias com a divisão de entidades por eixos temáticos, a fim de pontuar as propostas que os movimentos populares, em nome do Fórum, levarão à Conferência.

"A questão da moradia deve ser nosso eixo principal", defendeu o padre Chico.


Haverá um esforço de todos para que nos dias 14 e 21 de maio o maior número possível de comunidades estejam presentes na pré-Conferência. Ribeirão possui hoje mais de 50 núcleos de favelas e ocupações, sendo 15 somente no entorno do aeroporto. "Nos preocupa muito a constante ameaça na mudança da lei de uso e ocupação do solo no entorno do Leite Lopes", disse Marcos Sérgio, do Movimento Pró Novo Aeroporto.

As entidades presentes definiram os instrumentos de comunicação do Fórum, com um site oficial sendo lançado nos próximos dias.



Após a plenária, todos saíram para uma panfletagem no calçadão central contra o golpe e dialogando com a população, uma agenda proposta pelo Diálogo e Ação Petista, presente na plenária do Fórum.

Blog O Calçadão

Nenhum comentário:

Duda Hidalgo denuncia aumento da violência policial de Tarcísio e é atacada por bolsonaristas em sessão da câmara

  Com a intenção de fazer o debate sobre números e estatísticas, Duda foi à Tribuna na sessão desta terça (16/04) discutir um requerimento q...