Páginas

quarta-feira, 29 de julho de 2015

O Brasil precisa urgente de uma Telesur!


Começo o artigo feliz porque a Globo, a tão soberba Globo, acaba de ter a nota rebaixada pela tal da Standard & Poor´s, a tal agência de risco que a Globo tanto gosta de citar para acusar o governo de incompetente. Para a Globo, o supra-sumo da incompetência é ter a nota rebaixada pela S&P.

E agora, José?

Estamos vivendo um momento delicado da história recente da nossa democracia, mas é também um momento interessante se pensarmos o que pode ser construído após essa confusão toda.

Como eu já afirmei aqui algumas vezes, eu confio na força da nossa democracia pós ditadura.

A mídia tradicional, apesar de intensificar os ataques contra um governo do qual não gosta, um governo eleito e reeleito 4 vezes pelo povo, acaba por se isolar entre um grupo de pessoas mais reacionárias e que têm pouco gosto para com as regras básicas de democracia. Enquanto isso, e os dados mostram claramente, sua legitimidade despenca sem parar.

Temos um sistema de mídia que nasceu na ditadura e se consolidou em capilaridade nos estertores da própria ditadura e no governo Sarney, quando o Ministério das Comunicações, sob comando de Antônio Carlos Magalhães, distribuiu concessões fazendo a parceria entre os magnatas da mídia e os políticos pelo Brasil afora.

Assim eles dominaram o discurso, o poder da informação e fizeram do povo brasileiro e do Brasil os seus reféns.

Essa mesma mídia jamais se desgrudou das tetas do Estado. Mesmo nos governos petistas que tanto combatem. Nos 12 anos de PT, a Globo, por exemplo, levou dos cofres públicos a bagatela de 10 bilhões de reais!

A Veja só sobrevive graças ao governo de São Paulo governado por tucanos, que compram dezenas de milhares de assinaturas e jogam nas escolas e enchem a revista de propagando oficial.

Incapaz de se sustentar por si mesma, a mídia mira no governo central como sua tábua de salvação. Mas Lula e o PT insistem em vencer eleições, então aumenta-se a virulência e o descompromisso com a verdade.

Nos últimos tempos, extrapolam na mentira, na desinformação, na omissão e no jogo anti-democrático. Atualmente a parceria se dá com setores estatais dissidentes dentro da Polícia Federal e no Ministério Público.

O país não pode mais ficar refém de um instrumento de mídia desse naipe. O povo não pode ser condenado a só ouvir a opinião deles. As vozes progressistas não podem mais ficar sem ter meios de dialogar com o povo.

A Presidente Dilma criou recentemente o "Dialoga Brasil", na internet. É bom, mas não é suficiente. O Brasil precisa de uma Telesur!

Os meios já existem. Há a EBC criada em 2007 e que conta com a TV Brasil, TV NBR, Rádio Brasil e Portal EBC. Falta é coragem, falta um governante com visão e com responsabilidade social. Falta um nacionalista!

O que o povo não ganharia se a TV Brasil se transformasse numa emissora de massas? Porque não produzir conteúdo nacional e regional pela TV Brasil? Novelas, filmes, minisséries, teleteatro, jornalismo, documentários. Dar voz ao povo no Brasil profundo através de uma emissora estatal!

Porque não transformar o Portal EBC em um grande unificador de conteúdos na internet, conectando blogs e outros portais de notícias e análises políticas e econômicas? Imagina o avanço em se ter essa estrutura de informação aliada a uma política real de implantação de banda larga em todos os cantos do país?

Vamos pegar o caso do Pan-americano, que a Globo e a Veja desprezaram. Que coisa boa seria se uma TV de massas pudesse contar ao povo as histórias incríveis dos atletas que participaram do Pan. Seria uma outra visão, seria educativo, empolgante. Os meninos e meninas do Brasil deram um show no Canadá com suas vitórias no esporte e na vida e o povo não sabe disso!

O que seria do futebol brasileiro se ele pudesse se livrar da CBF e da Globo? Quantos avanços seriam conquistados se uma liga de clubes negociasse diretamente as verbas sem intermediários e respeitando todas as regiões do país? É um crime o que se faz hoje. O nordeste tem apenas 1 time na série A e a região norte só teve o Paysandu e mais nada!

Estamos às vésperas da terceira década do século 21 e ainda buscando construir de fato um país para todos. Estamos ainda sendo reféns de estruturas nascidas em 1964. Estamos condenando milhões às mentiras de uma mídia anti-nacional.

Estamos a procura de um Estadista!

Ricardo Jimenez

Nenhum comentário:

Duda Hidalgo denuncia aumento da violência policial de Tarcísio e é atacada por bolsonaristas em sessão da câmara

  Com a intenção de fazer o debate sobre números e estatísticas, Duda foi à Tribuna na sessão desta terça (16/04) discutir um requerimento q...