Páginas

segunda-feira, 2 de abril de 2018

Ribeirão Preto terá manifestação em defesa de Lula e da democracia nesta terça na Esplanada!


Essa semana é decisiva para o futuro do Brasil.

O STF terá a responsabilidade de recolocar a Constituição em primeiro lugar e afastar do direito brasileiro os arroubos autoritários advindos com a seletiva e política operação lava jato.


A prisão a partir da decisão em segunda instância é um enorme retrocesso. A Constituição garante a presunção de inocência até o trânsito em julgado, o que é um marco democrático contra o autoritarismo de Estado.

Esse retrocesso só foi possível graças ao clima de golpe que empesteia o Brasil nos últimos anos. A prisão em segunda instância, junto com as prisões preventivas que se tornaram eternas a partir dos calabouços de Curitiba, foram instrumentos para se arrancar 'delações' com finalidade política.

A principal finalidade política é atingir o PT, primeiro contribuindo para a desestabilização e derrubada do governo Dilma, através de um impeachment sem crime de responsabilidade, e, segundo, destruir Lula, a maior liderança política do país e favorito para as eleições de 2018.

Lula tem sofrido um processo de perseguição com finalidade política. Sua condenação em primeira e segunda instância, segundo milhares de juristas nacionais e internacionais, se deu sem provas, em um processo eivado de irregularidades.

A perseguição a Lula e a ameaça de sua prisão construiu no país um movimento em defesa da democracia, pelos direitos e contra o arbítrio. Lula realizou uma batalha jurídica e política. Buscou nas instâncias da justiça as garantias constitucionais e buscou nas ruas construir uma força popular e democrática.

Sua luta tem recebido o apoio de centrais sindicais, movimentos sociais e partidos políticos. Lideranças do PCO, PCdoB e PSOL têm prestado solidariedade a Lula e ao PT nessa luta por direitos.

No dia 4, em Brasília, milhares estarão juntos à espera da decisão do STF. Mas em centenas de municípios, em todos os Estados, atos locais também pretendem fortalecer o movimento.

Aqui em Ribeirão Preto a manifestação será amanhã, 3 de abril, a partir das 17 horas, na Esplanada do Pedro II, no calçadão central da cidade.


O blog O Calçadão estará presente e convida você a estar conosco nesta luta.

Blog O Calçadão

Nenhum comentário:

Casos de Dengue e Chikungunya explodem em Ribeirão Preto

  Casos de Dengue e Chikungunya explodem em Ribeirão Preto Foto: Fotos Públicas/ FreePik Em relação ao mesmo período de 2023, município apre...