Páginas

segunda-feira, 28 de agosto de 2017

Comunidade Nazaré Paulista nasceu em área abandonada pelo proprietário!



Este texto de 2014 pode ajudar a entender o nascimento da comunidade Nazaré Paulista no Jardim Aeroporto. 

"Comunidade Nelson Mandela cumpre acordo!

Localizada na zona norte de Ribeirão Preto, jardim Aeroporto, a comunidade Nelson Mandela teve início no mês de fevereiro de 2014.



Cerca de 120 famílias ocuparam por quatro meses uma área abandonada, sem calçadas, mureta e sem cerca nem nenhum tipo de função, sendo assim, frequentemente usada para desova de animais e entulho de todos os tipos, atraindo urubus e outros animais que frequentemente ameaçam os moradores do entorno e as aeronaves do Aeroporto Leite Lopes.



Assim que as famílias começaram as construções, os proprietários pediram a reintegração de posse. 

Mulheres, crianças e trabalhadores não podiam usar a área abandonada!

Com assessoria dos movimentos pró moradia e assistidos por um defensor público, tivemos audiência no dia 14 de março na 9ª Vara Civil.

Após intenso debate com o proprietário da área e seu advogado, a audiência frutificou num acordo com os representantes da ocupação, quer seja: suspender a ação de reintegração de posse por 60 dias e, após este prazo, os proprietários fariam toda infraestrutura do local, inclusive cercando a área.

Nesse período acionamos o Governo Municipal, o Ministério Público do Estado de São Paulo, a Defensoria do Estado de São Paulo, a Vara da Infância, da Juventude e do Idoso, para o registro da situação e para reivindicarmos as providências pertinentes para a defesa dos direitos das pessoas que ocupavam a área.


Total descaso de todas as instâncias acionadas. 

Fizemos várias reuniões com as famílias e a decisão foi de cumprir o acordo de desocupar a área em 60 dias, já que a cidade estava de costas para as famílias sem teto que se acumulavam na região do Aeroporto.

Exatamente no dia 14 de maio, todas as famílias assistidas pelo movimento pró moradia deixaram o local cumprindo o acordo firmado entre proprietários e moradores na audiência de 14/03 junto à presença da juíza da 9ª Vara Civil. 

Hoje, quem passar na Av. Recife e olhar para o lado do aeroporto verá uma paisagem desolada, livre, que podem ser ocupadas novamente pelos urubus, ratos e dejetos humanos. 

Lá não tem mais crianças e muito menos adolescente, não tem mais idosos, não tem mais problema.

Cumprir o acordo foi uma decisão importante por parte das famílias, porque ao sair da área, a comunidade Nelson Mandela se fortaleceu em seus valores de organização, luta e ética comunitária, muito embora possam estar invisíveis para as autoridades eles ainda existem. 

Paulo Honório
03/07/2014"




A área permaneceu abandonada, assim como grande parte dos terrenos do entorno do aeroporto, aguardando que a especulação imobiliária e a (eterna) promessa de internacionalização do Leite Lopes valorizem as áreas.

Área vazia, sem função social e em uma cidade onde o déficit de moradia é a principal chaga social é alvo certo de ocupações por quem luta por moradia. Assim, a área voltou a ser ocupada pela hoje conhecida comunidade Nazaré Paulista.

E a luta continua.

Blog O Calçadão

Nenhum comentário:

Duda Hidalgo denuncia aumento da violência policial de Tarcísio e é atacada por bolsonaristas em sessão da câmara

  Com a intenção de fazer o debate sobre números e estatísticas, Duda foi à Tribuna na sessão desta terça (16/04) discutir um requerimento q...