Páginas

quarta-feira, 8 de março de 2017

Mulheres de Ribeirão juntas por um 8 de março histórico



                                                                                             Fotos: Shirley Viana

Por Shirley Viana


Hoje, dia 07 de março, iniciamos em Ribeirão as atividades pelo Dia Internacional da Mulher.

Esse dia 8 de março será histórico para a nossa luta porque o todas as mulheres do mundo todo irão às ruas para lutar por seus direitos e suas vidas. Impulsionado pelo movimento “Ni una a menos” e pela “Marcha de Mulheres a Washington”, o Dia Internacional de Luta das Mulheres vem para dizer não ao retrocesso e sim às vidas das milhões de mulheres que sofrem todo tipo de violência no Brasil e no mundo!

Com este propósito, vários grupos de Ribeirão Preto se juntaram (juntas somos mais fortes!)  pela organização de eventos para lutarmos contra os retrocessos, como por exemplo, a Reforma da Previdência, a extinção da Coordenadoria da Mulher em Ribeirão Preto e pelo fim do feminicídio, como o caso da Luana que foi espancada até a morte por policiais e o processo acabou arquivado. Ou seja, seus assassinos sairão impunes.

Para iniciarmos as atividades tivemos a exibição no Caium do filme "Libertem Ângela Davis". Ângela Davis, mulher, negra, comunista, revolucionária e marxista. Ela que nasceu em uma das cidades mais racistas dos Estados Unidos, integrou o Partido Comunista dos Estados Unidos, os Panteras Negras e lutou contra o machismo e a discriminação social e racial.

Uma das grandes mulheres da história de luta pela igualdade, Ângela nos mostra a coragem e a força que todas nós devemos ter para lutarmos pelos nossos direitos. Mesmo ainda não alcançando a igualdade, os direitos iguais, é por mulheres como Ângela Davis que conquistamos o espaço que temos hoje.

Mesmo com tantas lutas e conquistas, ainda sofremos violência todos os dias, seja ela física, verbal ou psicológica. Por isso que convoco todas as mulheres para construir o 8 de março em Ribeirão Preto.

Segue a Programação das Atividades do dia 8 de março:



9h até 12h: Coleta de assinaturas pela permanência da Coordenadoria Municipal da Mulher e Panfletagem de material (Centro, calçadão em frente as Americanas)


14h até 16h: Prestação de serviços de saúde à comunidade feminina (Esplanada do Theatro Dom Pedro II).

15h: Concentração na frente da Prefeitura Municipal de RP e preparação de material.

16h: Mobilização e Marcha contra o fechamento da Coordenadoria Municipal da Mulher em frente a Prefeitura Municipal de RP.

17h30: Sarau das Mulheres (Esplanada do Theatro Dom Pedro II)

18h: Apresentação de dança (Lorena Ramos e Raquel Chaves)

19h30: Maracatu Chapéu do Sol e encerramento

Mais fotos:





_____________________________________________________________

Shirley Viana é feminista, integrante da União Brasileira de Mulheres (UBM - Ribeirão Preto), atriz e professora de teatro.

Nenhum comentário:

Duda Hidalgo denuncia aumento da violência policial de Tarcísio e é atacada por bolsonaristas em sessão da câmara

  Com a intenção de fazer o debate sobre números e estatísticas, Duda foi à Tribuna na sessão desta terça (16/04) discutir um requerimento q...