Páginas

domingo, 5 de março de 2017

Movimento de moradia cobra do Poder Público os investimentos sociais nos empreendimentos da cidade!

Marcus Vinícius, Gabinete Casa Civil e Marcelo Batista, Movimento Livre
Esta semana o Movimento Livre Nova Ribeirão esteve na Prefeitura para protocolar um pedido de informação.

Há 22 empreendimentos na cidade cujos investimentos de Trabalho Técnico Social ainda não foram executados porque, segundo a Caixa, o Poder Público ainda não enviou um cronograma de ações e metas e o prazo termina em 22 de março.

Por isso a cobrança do Movimento Livre Nova Ribeirão junto à Casa Civil da Prefeitura.

"O Trabalho Técnico Social é fundamental para harmonizar as relações dentro dos condomínios, dando orientação pessoal e profissional aos moradores e agindo na mediação de conflitos e busca de soluções dos problemas", afirma Marcelo Batista, Coordenador do Movimento Livre.

Todo empreendimento de infraestrutura, saneamento e habitação que tenha algum impacto na comunidade de seu entorno tem por lei a possibilidade de recursos para realizar o Trabalho Técnico Social, cujo montante varia entre 1,5% e 2,5% do valor da obra.

As verbas para realizar esse trabalho nos 22 empreendimentos de Ribeirão Preto deverão ser liberadas pela Caixa assim que o Poder Público encaminhar o cronograma de ações e metas, cobrado pelo movimento de moradia.

Existe uma carência enorme desse tipo de trabalho nos conjuntos habitacionais de caráter social na cidade e nada justifica essa verba ficar parada por falta de proposta do poder público. 

Trabalho Técnico do Morada do Sol
Um exemplo da importância do Trabalho Técnico Social pode ser encontrado na nossa região, no empreendimento Morada do Sol, em Serrana, desenvolvido através do Minha Casa Minha Vida Entidades sob a coordenação do MOHAS (Movimento de Habitação Social) juntamente com a organização das famílias no trabalho de auto-gestão.

Trabalho Técnico do Morada do Sol
No empreendimento de Serrana, além do processo de auto-gestão, onde as famílias se organizaram em cada etapa do processo de construção das moradias e do próprio condomínio, uma vez por mês todos se reúnem para desenvolver temas variados como: cuidados com o meio ambiente, cidadania e processos geradores de renda.

Trabalho Técnico do Morada do Sol
O Trabalho Técnico Social também é importante na harmonização da convivência entre os condôminos e os demais moradores da região, relação que pode ser foco de conflitos se não for bem gerida e não tiver um trabalho de mediação de conflitos e relações de interesses.

Blog O Calçadão

Nenhum comentário:

Duda Hidalgo denuncia aumento da violência policial de Tarcísio e é atacada por bolsonaristas em sessão da câmara

  Com a intenção de fazer o debate sobre números e estatísticas, Duda foi à Tribuna na sessão desta terça (16/04) discutir um requerimento q...