Páginas

segunda-feira, 1 de agosto de 2016

Movimento de Moradia se organiza e fortalece lutas em Ribeirão Preto



"O Movimento Livre Nova Ribeirão nasceu em 2004. Há 12 anos organiza as pessoas, grupos de lutas e ocupações. Neste período cerca de 600 famílias ligadas ao Movimento conquistaram o direito à moradia por meio do Programa Minha Casa Minha Vida, em Ribeirão Preto.

Em 2013 o Movimento Livre Nova Ribeirão constituiu-se juridicamente sendo cadastrado no Ministério das Cidades e tornou-se entidade habilitada a gerir projetos habitacionais. Segundo Marcelo Batista, coordenador do movimento, associar-se ao Movimento Livre é uma forma de resistência: “Somente com a pressão social é que podemos conseguir avançar nas conquistas.”

A parceria com a FEHNATEC Federação Nacional das Entidades Habitacionais dos Trabalhadores em Correios foi um passo fundamental para o avanço do Movimento Livre na elaboração de projetos habitacionais.

Graças a contribuição associativa, hoje podemos contar com a colaboração de advogados, arquitetos, agentes sociais, administradores, educadores e lideranças que mantem a chama acesa da organização social.
"Manter a organização social é um trabalho difícil, mas é através dos sonhos destas pessoas humildes que se alimenta a luta social", afirma Marcelo.

Nenhum comentário:

Casos de Dengue e Chikungunya explodem em Ribeirão Preto

  Casos de Dengue e Chikungunya explodem em Ribeirão Preto Foto: Fotos Públicas/ FreePik Em relação ao mesmo período de 2023, município apre...