Páginas

terça-feira, 7 de junho de 2016

PT pode não ter candidato próprio a Prefeito em Ribeirão!

Do site Rede PT Ribeirão


PT PODE APOIAR CANDIDATO DO PCDOB A PREFEITO DE RIBEIRÃO PRETO

 / Por Agência Rede PT Ribeirão
foto: Tribuna Ribeirão
PT pode apoiar candidato do PCdoB a prefeito de Ribeirão Preto
Maioria dos dirigentes do Diretório Municipal apoiam proposta de ter Wagner Rodrigues, do PCdoB, encabeçando a coligação que teria vice do PT, mas decisão será de delegados do Partido no Encontro Municipal de Tática Eleitoral, em 18 de junho
O Partido dos Trabalhadores (PT) poderá apoiar Wagner Rodrigues, do PCdoB, como candidato a prefeito de Ribeirão Preto. Caso isso ocorra, a coligação teria como vice um representante do PT. Essa possibilidade foi discutida durante reunião ordinária específica, realizada em 6 de junho, que teve a proposta de apoio apresentada pela dirigente do Diretório Regional, Silvia Helena Seixas Alves. Dos 36 membros do Diretório Municipal (DM), 22 assinaram o encaminhamento da proposta. A definição será dos 908 delegados eleitos no PED de 2013, em 18 de junho, às 14 horas, no Encontro Municipal de Tática Eleitoral, que será realizado na sede do DM (Avenida Santa Luzia, 120, no Sumaré).

A proposta encaminhada por Silvia Seixas seguiu o regulamento eleitoral do PT, que previa o não apoio a partidos favoráveis ao golpe contra a presidenta Dilma Rousseff (no processo de impeachment), que o candidato se comprometa a criar e executar programa construído em conjunto e a defender a democracia e os governos do PT, que respeite as decisões do PT em eventual segundo turno e que qualquer comissão de acompanhamento respeite a diversidade na formação. Dessa forma, o Encontro Municipal de Tática Eleitoral foi marcado para 18 de junho e, dos mais de 5 mil filiados em Ribeirão Preto, os 908 delegados eleitos no Processo de Eleição Direta (PED) do PT, em 2013, terão que decidir o futuro do Partido na eleição deste ano: apoio a Rodrigues ou candidatura própria.

Dentro do contexto do PT não apoiar candidatos de legendas (inclusive para o segundo turno das eleições municipais deste ano) que apoiaram o golpe contra a presidenta Dilma, em Ribeirão Preto somente PCdoB e PSOL estariam aptos a coligações e apoios. O PSOL terá candidatura própria. Então, apenas o PCdoB tem possibilidade de ter apoio e coligação. Os demais partidos não teriam apoio do PT: PSDB, PTB, PP e PMDB e seus representantes e possíveis candidatos apoiam o golpe contra Dilma e o representante do PDT, Ricardo Silva, declarou publicamente ser favorável ao afastamento da presidenta.

Regulamento de Prévias e Encontros do PT para as eleições municipais de 2016 prevê, no item apoio a candidato ou candidata de outro Partido, as especificações que foram seguidas: a proposta deveria ser apresentada à Comissão Executiva Municipal com as assinaturas de, no mínimo, um terço dos membros titulares do Diretório Municipal; que os delegados decidirão sobre a proposta no Encontro Municipal de Tática Eleitoral; e que esse Encontro deve ocorrer antes do início do prazo de inscrições a pré-candidatos a prefeito.

Definidos os prazos de inscrições para vereadores e vice

Enquanto a definição sobre apoio a candidato de outro partido ou candidatura própria depende do Encontro Municipal de Tática Eleitoral de 18 de junho, os prazos para apresentações de inscrições de candidatos a vereador e vice-prefeito estão definidos. Os candidatos a vereador devem fazer a inscrição até 25 de junho. Os candidatos a vice devem encaminhar as documentações até 30 de junho. Todos os candidatos (vereador e vice) devem apresentar as documentações necessárias previstas no regulamento, inclusive o Compromisso Partidário do Candidato e da Candidata Petista, assinado e registrado em cartório.

PT sempre teve candidatura própria em Ribeirão Preto

Desde a fundação do Diretório Municipal do PT, em 1981, o Partido sempre teve candidatura própria a prefeito. Apesar das dificuldades iniciais na formação partidária, em 1982 Guilherme Simões Gomes foi o primeiro petista postulante ao cargo do Executivo municipal. Em 1988, Paulo Tupinambá concorreu ao cargo, melhorando a votação da legenda no município. Em 1992, finalmente ocorreu a vitória de Antônio Palocci Filho, que fez uma administração inovadora, com repercussão nacional e internacional. Em 1996, Sérgio Roxo da Fonseca foi o candidato do PT e só não foi eleito por pequena diferença de votos no segundo turno.

Em 2000, Palocci foi novamente eleito, ainda no primeiro turno, com vitória avassaladora. Em 2004, Gilberto Maggioni (que foi prefeito pelo Partido após a renúncia de Palocci, em 2002, que saiu para ocupar o cargo de ministro da Fazenda do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva) foi o candidato do PT. Em 2008, Feres Sabino concorreu a prefeito e em 2012 foi a vez de João Gandini.

Além disso, a história política do PT em Ribeirão Preto mostra que, desde 1988, 14 vereadores atuaram na Câmara, entre os eleitos e os suplentes que assumiram uma cadeira por determinado período. Atualmente, o Partido tem dois vereadores: Jorge Parada e Beto Cangussu. O PT também elegeu um deputado estadual e um deputado federal (Palocci, em ambos os casos).

Para o pleito deste ano existiam três pré-candidaturas postuladas: Galeno Amorim, Ricardo Sobral e Fernando Tremura. Apenas Tremura optou pelo apoio à candidatura de Wagner Rodrigues, do PCdoB. Galeno e Sobral, no entanto, afirmam que são favoráveis a que o PT tenha candidatura própria e garantem que continuam pré-candidatos.

Grupo apresenta Carta contrária a apoio a candidato de outro partido

Durante a reunião de 6 de junho, representantes do grupo Diálogo e Ação Petista (DAP), filiados à corrente O Trabalho, apresentaram uma carta ao presidente do Diretório Municipal, Jorge Parada, demonstrando que são contrários à possibilidade do PT local apoiar candidatura de outro partido a prefeito. O grupo defende candidatura própria. Abaixo segue a carta, na íntegra, com as primeiras assinaturas (outras foram e estão sendo confirmadas pelo e-mail acaopetista.rp@gmail.com):

Primeiras assinaturas: Almeri Leite, Antônio J. Dechechi, Aureni F. de Menezes, Clésio V. Tonetto, David Aidar, Edney Ap. Camargo, Felipe S. Carvalho, Filipe A. Peres, Izoldina F. Souza, Marcelo P. Rodrigues, Maria Silvia R. Roque, Marta C. R. R. Silva, Mauro C. Freitas, Rachel Fogaça, Ricardo R. Jimenez, Ulysses S. de Matos
---
Rede PT Ribeirão 

Um comentário:

David Bulgari disse...

Até o momento temos 3 companheiros que se dispuseram a nos representar, no entanto, incluo ainda nesta discussão os nossos 2 lideres que estão a frente do legislativo a muitos anos, sendo referencia para todos nos, militantes, e simpatizantes. Portanto, o PT dispõe de 5 pre-candidatos a Prefeito, cuja decisão caberá aos filiados decidirem. Espero que até a data prevista tenhamos por consenso o melhor pra Ribeirão Preto a defender nossas propostas para o povo.

Duda Hidalgo denuncia aumento da violência policial de Tarcísio e é atacada por bolsonaristas em sessão da câmara

  Com a intenção de fazer o debate sobre números e estatísticas, Duda foi à Tribuna na sessão desta terça (16/04) discutir um requerimento q...