Páginas

quarta-feira, 18 de maio de 2016

O que está em jogo no MEC? Por Leonardo Sacramento




A conjuntura é interessante porque explicita as posições de todos.
 Hoje o jornal O Globo, porta-voz ideológico das organizações Globo e da família Marinho, fez um 'duro' editorial contra a educação estadual do Rio de Janeiro.
Mas o que as organizações Globo tanto criticam? Falta de professores? Salas lotadas? Falta de estrutura e segurança? Falta de climatização (acredite, Madureira e Macaé, por exemplo, são duas vezes mais quentes que Ribeirão Preto)?
Não! Criticam duramente o governo estadual por 'ceder' às 'pressões' do sindicato dos professores e dos estudantes. 
Mas o que cedido?
Foi decretado o fim da política de bonificação por meio de avaliação externa no Estado do Rio de Janeiro, instituindo-se o plano de carreira e a isonomia como princípios norteadores para a remuneração do magistério!
O problema nunca foi a corrupção (isso foi uma lorota), mas a implantação de uma nova Reforma do Estado com o fim de diminuí-lo, aumentando os espaços para o capital privado!
As organizações Globo e a família Marinho escancaram esse cenário quando criticam o governo estadual do Rio de Janeiro por decretar o fim da bonificação, justamente quando o MEC está em processo de implantação da bonificação para todo o país.
Não foi coincidência!

Leonardo Sacramento é professor e Secretário-Geral da Aproferp-Ribeirão Preto

Nenhum comentário:

Duda Hidalgo denuncia aumento da violência policial de Tarcísio e é atacada por bolsonaristas em sessão da câmara

  Com a intenção de fazer o debate sobre números e estatísticas, Duda foi à Tribuna na sessão desta terça (16/04) discutir um requerimento q...