Páginas

quarta-feira, 18 de maio de 2016

O que é racismo? Por Seimour Souza



Racismo não é você (apenas) me chamar de macaco, ou tentar me ofender por meus traços físicos 🌸
Racismo é eu não ter um professor negro.
Racismo é a maioria esmagadora dos terceirizados da faculdade onde eu estudo serem negros.
Racismo é eu ter 5X mais chances de morrer do que o meu amigo branco.
Racismo é o seu discurso meritocrático.
Racismo é o Brasil ter a a 4ª maior população carcerária do mundo, que em sua maioria é Negra.
Racismo é o Brasil ter a MAIOR população NEGRA fora da África e mesmo assim, ainda não termos negros ocupando espaços de poder dentro da sociedade.
Racismo é o Brasil ser o país que mais mata a sua juventude(NEGRA).
Racismo é o assassinato de mulheres negras ter aumentando exponencialmente nos últimos anos, enquanto de mulheres brancas diminui.
Racismo é quase 80% dos moradores das favelas do Brasil serem negros.
Racismo é esse sistema ainda estar de pé, continuando a matar preto e pobre TODOS OS DIAS, e mesmo assim vocês ainda preferem questionar a posição que a Beyonce ocupa, a questionar o sistema.

Seimour Souza é estudante de Ciências Políticas da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

2 comentários:

Anônimo disse...

Não é racismo não ter um professor negro, pois eu já tive vários, e de fato muito bons na area em que lecionavam, só depende de cada um se empenhar para chegar ao que se almeja.

Ser terceirizado não é racismo, pois na sua faculdade podem ser a maioria negros, mas e em todo o Brasil? Já parou para levantar dados sobre isso? É sua capacidade profissional que te intitula a algum cargo, o que gera sua capacidade profissional é teu conhecimento, e o conhecimento é provindo de estudo e esforço independente da classe social, cor, ou ambiente o qual você convive.

Como você afirma que tem 5x mais chances de morrer que seu amigo branco? Por acaso os brancos tem super poderes? Por ano sao levantados dados alarmantes do indice de morte por violência no país. Constam negros, porém também brancos, e se você parar para analisar , dependendo da época constam mais vitimas brancas do que negras.

Ser a 4ª maior população carcerária negra do mundo não significa que é tudo provindo de racismo. Existe sim injustiça contra os negros, mas também aos brancos menos favorecidos. Independente da cor, aquele que comete crime é penalizado meu caro.

Racismo é o Brasil ser o país que mais mata a sua juventude(NEGRA)? A juventude em geral vem morrendo, não apenas a juventude negra. Independente da cor, classe social, o assassinato de jovens vem crescendo cada vez mais, e tenha em mente que não são apenas os negros que compõe os indices os quais você utilizou como fonte para argumentar esse tópico.

Racismo é cotas para negros em universidades! Isso sim é racismo, não só com o próprio negro quanto também com o branco. Suponhamos que tem o filho do José (Branco), e o filho do Pedro (Negro) e ambos vem se preparando para um vestibular muito importante em uma boa universidade, só que o filho do José não conseguiu a vaga e o do Pedro sim, pois ele tinha a cota sendo ambos de baixa classe social.

Reflita!

O Calçadão disse...

Geralmente o Blog O Calçadão costuma bloquear indivíduos do tipo que escreveu acima. Mas acho que é tão exemplar este comentário que este sujeito deixou, que é melhor publicá-lo. Leiam o comentário. Se vc se identificar com o autor, você é um ignorante racista, se vc não se identificar com ele, muito bom, vc tem salvação. Abraços.

Casos de Dengue e Chikungunya explodem em Ribeirão Preto

  Casos de Dengue e Chikungunya explodem em Ribeirão Preto Foto: Fotos Públicas/ FreePik Em relação ao mesmo período de 2023, município apre...