Páginas

sábado, 28 de maio de 2016

Caifazes: a primeira chapa de mulheres negras a disputar um Centro Acadêmico!


Em meio ao duro retrocesso imposto pelo governo golpista do vice interino, que intenciona desmantelar mais ainda o Direito Público, pela primeira vez na história, alunas da Faculdade de Direito da Universidade Federal Fluminense se reúnem e criam uma chapa para concorrer à gestão do Centro Acadêmico Evaristo da Veiga – CAEV, da Faculdade de Direito da Universidade Federal Fluminense (UFF).

Formada por 11 estudantes, a Chapa 1 Caifazes – Pelo Direito de Resistir, homenageia um dos maiores movimentos abolicionistas que já existiu no Brasil, que surgiu sob a liderança do jurista negro: Luiz Gama. É também a primeira vez que uma chapa é formada apenas por mulheres e com a maioria (8) de negras.

Contra o patriarcado e contra o racismo, pelo empoderamento feminista e das mulheres negras.

E a Faculdade de Direito da UFF-Niterói já se anima ao debate: enquanto mulheres, que em maioria somos negras, temos a nitidez de que o epistemicídio negro, LGBT e feminino é presente, assim como nossa história e nossas produções acadêmicas são apagadas e descredibilizadas. Além da falta de representatividade, não há pesquisas na área e nem há disciplinas obrigatórias que proponham reflexões que são urgentes. 

"A Chapa é uma iniciatica espontânea das mulheres que se organizam nos coletivos feministas e negros", explica Mariana Ayodeli, componente da Caifazes. "É também através do Centro Acadêmico que podemos pautar modificações reais na faculdade, não só se preocupando com o espaço físico, mas também nos preocupando com as opiniões e anseios dos estudantes", completa.

A participação da Caifazes nos debates já chamou a tenção dos professores. Já há propostas de docentes dentro da Faculdade de Direito da UFF-Niterói para criar campos de estudos disciplinares que versem sobre a diversidade, principalmente a temática feminina e negra.

O grupo mantém uma página no facebook: Caifazes, pelo Direito de Resistir

Blog: O Calçadão

Nenhum comentário:

Duda Hidalgo denuncia aumento da violência policial de Tarcísio e é atacada por bolsonaristas em sessão da câmara

  Com a intenção de fazer o debate sobre números e estatísticas, Duda foi à Tribuna na sessão desta terça (16/04) discutir um requerimento q...