Páginas

quinta-feira, 5 de maio de 2016

Agora, Teori? Vergonha! Por que deixou ele comandar o impeachment?


O Ministro Teori Zavasck estava com o caso Cunha em suas mãos desde dezembro de 2015. Se ele, como mostra agora, tinha essa posição com relação ao deputado Presidente da Câmara, por que só tomar a decisão agora?

O Supremo deixou que um sujeito com mais de 20 contas na Suíça, e que flagrantemente manipula o cargo que ocupa para defender interesses próprios, comandasse sua tropa de choque num processo de impeachment golpista e sem provas.

Cunha e Temer lideraram o processo de negociatas, distribuindo cargos no futuro governo para buscar os votos contra Dilma. Cunha e Temer jogaram inclusive com a questão da Lava Jato, tema sensível a 90% dos deputados que votaram pelo impeachment.

Cunha jogou com este processo de impeachment cujo documento de denúncia foi encomendado pelo PSDB por 45 mil reais aos seus militantes Miguel Reale e Janaína Paschoal. Até o último momento, Cunha chantageou o governo e quando o PT decidiu que não iria salvá-lo no Conselho de Ética, ele deu encaminhamento ao processo.

Tudo isso com Teori sentado em cima do processo!

É mais uma vergonha histórica da Corte Suprema do Brasil. Mais uma omissão que pode custar caríssimo ao povo brasileiro.

O governo que assumirá, montado por Michel Temer com todos os partidos mais corruptos e fisiológicos do país, contando com a adesão do PSDB, será ilegítimo mas tentará aplicar aqui uma profunda agenda neoliberal que está sendo rejeitada nas urnas desde 2002. Uma indecorosa troca de casaca, uma eleição indireta patrocinada pela mídia e pela FIESP para recolocar as forças do atraso no governo sem o voto popular.

Na raiz desse governo golpista e ilegítimo que se instalará daqui a pouco, com consequências imprevisíveis, está a omissão do STF.

E é preciso se prevenir para uma possibilidade ainda pior nessa tarde, quando o pleno se reúne para julgar o mérito da decisão de Teori. É possível que seja produzida uma jabuticaba jurídica indecorosa: o pleno decidir que Cunha pode continuar no seu cargo mas sem poder assumir a Presidência nas viagens de Temer. Seria o supra-sumo da vergonha.

ps: esse mesmo Ministro Teori tratou de atrasar o julgamento que decidiria se Lula poderia ou não ser Ministro da Casa Civil, ainda a tempo de tentar salvar um governo eleito com 54 milhões de votos. Os dois atrasos de Teori, em afastar Cunha e em legitimar Lula, jogaram o Brasil no colo do golpe e da infâmia.

A história registrará.

Ricardo Jimenez

Nenhum comentário:

Duda Hidalgo denuncia aumento da violência policial de Tarcísio e é atacada por bolsonaristas em sessão da câmara

  Com a intenção de fazer o debate sobre números e estatísticas, Duda foi à Tribuna na sessão desta terça (16/04) discutir um requerimento q...