Páginas

sábado, 28 de maio de 2016

A Dona da voz está de volta! Por Mestre Rilton


Chegou às lojas no último dia 29 o aguardado álbum da carioca Marisa Monte. Não se trata de um cd de inéditas, mas sim de um projeto com músicas que estavam espalhadas em diversos projetos desde o início dos anos 90. 

Marisa explica que havia no contrato com a Universal Music uma cláusula que incluía um "best of" de sua carreira assim que chegasse ao fim o acordo com a multinacional. Segundo Marisa, esse acordo de lançamento de um best of não lhe agradava muito, foi aí que ela propôs que o invés de serem lançados os maiores sucessos de sua obra, fosse lançado um álbum somente com músicas que foram criadas ou gravadas para outros projetos, como é o caso de Nú com minha música, canção composta por Caetano Veloso no início dos anos 80 e regravada por Marisa para o álbum Red Hot + Rio na cidade de Los Angeles em dueto com Rodrigo Amarante em 2011. Outro grande encontro que podemos conferir na "coleção" de Marisa é a que aconteceu com a dana dos pés descalços, Cesária Évora, cantora de Cabo Verde, falecida em 2012. 

Cesária e Marisa gravaram é ''doce morrer no mar ", de Caymmi. Marisa conta que já havia participado de um projeto junto com Cesária em 1996. Entitulado de Atlântico, esse projeto reunia apenas cantores de língua portuguesa. A sintonia entre as duas foi tamanha que logo em seguida Cesária convidou Marisa para produzir e gravar uma música para o seu novo álbum, Marisa selecionou várias canções que tinham o mar como tema e Cesária escolheu a de Caymmi. Uma outra grata surpresa que o baú de Marisa traz é a música "Cama" , obra feita a seis mãos, Arnaldo Antunes, Carlinhos Browne Marisa para Era uma vez, do cineasta Breno Silveira, em 1998. Desde o início de sua carreira, em 1989, Marisa Monte sempre foi avessa a aparecer em programas de TV e a dar entrevistas. Nascida em uma família de classe Média alta carioca estudou canto lírico no Rio e na Itália, de onde voltou decidida a se dedicar a música popular e abandonar a erudita, ao menos profissionalmente. Monte sempre conduziu sua carreira com a mão de ferro não deixando a batuta para seus músicos ou produtores. O mesmo pode-se dizer com relação aos contratos que assinou, Marisa sempre foi reconhecida no meio musicial por fazer apenas o que quis, não cedendo à pressões de gravadoras ou do mercado. Na semana passada foram divulgadas imagens e vídeos da cantora visitando uma escola carioca ocupada por estudantes que lutam pela melhoria do sistema educacional. Marisa cantou alguns de seus sucessos para os alunos e disse estar preocupada e ao mesmo tempo esperançosa com o momento atual brasileiro. Disse também que o sistema político atual não representa ninguém além dos próprios políticos. Segundo Marisa não existe amor na macro política, apenas na micropolítica. Marisa não fará turnê desse álbum que não considera um álbum de carreira e sim de entressafra. No entanto, o tempo mais livre lhe permitirá compor mais e com certeza uma Marisa mais engajada política e socialmente poderá ser encontrada em novos trabalhos.

Mestre Rilton é professor e editor cultural do blog O Calçadão

Nenhum comentário:

Ministro Flávio Dino pede vistas em ADPF que suspende decisão do TST sobre recreio dos professores

  TST reconheceu recreio como parte da jornada de trabalho dos professores