Páginas

domingo, 20 de março de 2016

Golpismo não se tolera, golpismo se combate, com o rigor da legalidade!


Desde 2013 o golpismo vem se armando no Brasil. Com a grande mídia no comando, e o financiamento de setores empresariais, aqueles que ganham mais dinheiro na ciranda financeira do que na produção, o golpismo tem dado as cartas há 3 anos e meio, travestido com ares de legitimidade através do mote 'combate à corrupção'.

A paralisia política do governo Dilma serviu de fortificante ao golpismo.

A meta era arrebatar o governo central em 2014, alojando Aécio na cadeira de Presidente.

Mas, orientada por Lula, Dilma pulou na janela do TUCA e assumiu uma agenda anti-neoliberal, anti-tucana, e o povo respondeu. Foi um soco no estômago do golpismo, que reagiu com ainda mais ódio.

Ajudado pelos inacreditáveis erros do governo Dilma após a eleição, o golpismo partiu para o tudo ou nada. As ilegalidades se sucederam apoiadas nas tais 'manifestações anti-corrupção', uma invenção da Globo a partir do desvirtuamento das marchas de 2013.

O campo legalista, democrático, progressista, de esquerda permaneceu desunido e apático e incapaz de sair em defesa do governo Dilma, por razões óbvias. Quem poderia defender o governo com um 'ajuste Levy' na cabeça?

Mas foi o golpismo que deu e continua dando o motivo que o campo legalista precisava para se unir e se levantar: a ameaça à democracia!

Não é possível tolerar um juiz que se despe da toga e se veste de xerife no Jornal Nacional. Não é possível tolerar Gilmar Mendes, um político de oposição no STF, que solta estuprador e banqueiro corrupto num piscar de olhos e que tenta incendiar o país ao contribuir com a caça ao Lula depois de ser flagrado almoçando com a oposição.

(como diz o Fernando Brito, em artigo no Tijolaço, Gilmar Mendes resistiria se sua conversa no almoço com Serra fosse gravada? Ou o teor da reunião na qual ele participou junto com Paulinho da Força na casa do Eduardo Cunha?)

Não é possível tolerar que preceitos constitucionais sejam quebrados e firam a instituição da Presidência da República e o Supremo Tribunal Federal!

A legalidade se levanta por todo o país porque ódio fascista e golpismo se combatem com a firmeza da lei, sem titubear! Mais de um milhão de brasileiros saíram às ruas no dia 18 para dizer isso!

E a legalidade começa a se insurgir inclusive no seio das massas, no dia a dia, plateias de teatro reagem ao ódio, estudantes reagem ao ódio, artistas reagem ao ódio.

Precisamos combater a corrupção, mas dentro da lei, e sem tolerar seletividade ou arroubos totalitários de quem quer que seja.

Os mecanismos de combate à corrupção estão e estarão sendo construídos dentro do Estado Democrático de Direito. Um exemplo é a proibição do financiamento empresarial, que precisa urgentemente ser discutida com o povo para mostrar que reside aí, na relação promíscua entre empresários e políticos, a raiz da corrupção.

Assim, poderá ser delimitado, nessa discussão, o posicionamento das forças políticas e de cada um. Quem defende o que e por que. Inclusive acrescentando no debate os direitos trabalhistas, os avanços sociais, o acesso à universidade, os direitos individuais e coletivos. O que pensam e defendem sobre isso?

Lula precisa ser investigado e não caçado ( e se caçado, tem o direito de buscar suas armas e até falar palavrão, quantos quiser), Aécio precisa ser investigado e o Moro precisa ser investigado.

Se Moro grampeou o Palácio do Planalto, e se Janot sabia disso e concordou, devem ser exemplarmente punidos, junto com a emissora de televisão que colaborou com ele na ilegalidade de tornar públicos grampos em que constavam falas da Chefe de Estado..

Confio no Supremo Tribunal Federal até prova em contrário e as forças legalistas anti-golpe precisam dar ao STF as garantias políticas para que ele cumpra seu papel histórico sem chantagens ou coação. Não se pode tolerar Ministros do STF sendo apupados e constrangidos publicamente por uma malta fascista vestida com a camisa da CBF.

Golpismo se combate com o rigor da legalidade!

E a defesa da legalidade também se expressa ao combate contra um processo de impeachment oportunista e conduzido por políticos repletos de processos de corrupção contra uma Presidente contra qual não há imputação de crime!

Ser contra o impeachment também é defender a legalidade!

Para o restante, como FHC, um oportunista recalcado, a lata do lixo da história estará de bom tamanho.

Ricardo Jimenez

Nenhum comentário:

Duda Hidalgo denuncia aumento da violência policial de Tarcísio e é atacada por bolsonaristas em sessão da câmara

  Com a intenção de fazer o debate sobre números e estatísticas, Duda foi à Tribuna na sessão desta terça (16/04) discutir um requerimento q...