Páginas

segunda-feira, 8 de fevereiro de 2016

Padre Chico recebe Manoel Tavares: Campanha da Fraternidade 2016!

Chico e Manoel. Fotos: Filipe Peres

Laudato Si, louvado seja, é a expressão usada por São Francisco de Assis no seu Cântico das Criaturas e também é o título da Encíclica do Papa Francisco de 2015, onde com coragem trata sobre a nossa responsabilidade com a degradação ambiental e alterações climáticas, além de criticar o consumismo e o capitalismo sem freios da atualidade.


São Francisco trata a Terra como a nossa irmã, o Papa a trata como a nossa casa comum. Que tema seria, portanto, mais adequado para a Campanha da Fraternidade 2016 que não seguir essa linha? 'Casa comum, nossa responsabilidade'. Uma campanha ecumênica que visa "assegurar o direito ao saneamento básico para todas as pessoas e empenhar-nos, à luz da fé, por políticas públicas e atitudes responsáveis que garantam a integridade de nossa casa comum", CNBB.

E quem melhor do que o Manoel Tavares, da batalhadora ONG Pau Brasil, para estar junto de todos na Paróquia de Santa Terezinha em Ribeirão Preto no lançamento da campanha? Ir na Santa Terezinha ver as missas e ouvir as homilias do Padre Chico são sempre um grande barato, mesmo para um ateu devoto de São Jorge como eu, imagina então aliar isso à ouvir o Manoel falar sobre meio ambiente?


Foi uma noite agradável e informativa. Mais de 200 pessoas puderam ter contato com o tema e debater a necessidade do saneamento básico como direito para todos. As questões municipais não ficaram de fora, sendo lembrado que a Lei de Saneamento Básico de Ribeirão Preto, que deveria ter sido votada até 31 de dezembro último, foi adiada pela Câmara de Vereadores.


Temos em Ribeirão Preto um sistema de tratamento de esgoto desde 1995, mas que hoje necessita de reparos já que a rede antiga apresenta rupturas que acabam causando problemas ambientais ao não levar o esgoto todo para as estações de tratamento. Além disso, temos um grave problema de moradia, com mais de 30 mil pessoas em condições de moradias precárias, e a questão do saneamento se torna fundamental.

Padre Estevão, outro belga ponta firme

A Organização Mundial da Saúde considera como principal objetivo do saneamento básico zelar pela saúde do ser humano. E, segundo informou o ambientalista Manoel Tavares, a cada 1 real que deixa de ser investido em saneamento básico, 50 reais precisam ser investidos em postos de saúde e hospitais.

A paróquia de Santa Terezinha do Menino Jesus fica na rua José de Alencar 1506 e seu pároco é o Padre Chico, o grande capelão dos movimentos sociais de Ribeirão Preto e excelente cozinheiro, especialista em gororobas belgas.


Ricardo Jimenez

Nenhum comentário:

Ministro Flávio Dino pede vistas em ADPF que suspende decisão do TST sobre recreio dos professores

  TST reconheceu recreio como parte da jornada de trabalho dos professores