Páginas

terça-feira, 5 de janeiro de 2016

Estrada SP – 312. Tão bonita que virou parque! Por Marcelo Botosso*

Totem de granito rosa instalado às margens da estrada em 1º de Maio de 1922, ocasião de sua inauguração pelo Presidente de Estado Washington Luís.
“Governar é abrir estradas”. 
Este foi o lema da campanha eleitoral de Washington Luís ao governo do estado de São Paulo em 1920.
Aberta em tempos remotos, a SP-312, antiga “Estrada de Itu”, foi adaptada ao trânsito de automóveis na gestão do então governador Washington Luís, nos longínquos anos 20. 
Fotos: Marcelo Botosso
Seu traçado inicia-se na capital paulista, passando por Carapicuíba e a partir de Barueri recebe o nome de Estrada dos Romeiros, cortando Santana de Parnaíba, Pirapora do Bom Jesus, Cabreúva chegando finalmente em Itu, o seu término. Toda sua extensão margeia o vale dos rios Pinheiros e Tietê serpenteando as elevações da serra do Japi. 
Ainda com grande área de densa vegetação nativa, ela se torna estrada-parque no trecho entre Cabreúva e Itu, abrigando belíssimas paisagens que serviram de cenário para mais de 60 filmes.
Ao longo de sua extensão, encontram-se áreas de acampamento, restaurantes, casas de doces, algumas opções de hospedagem, natureza e muita história. 
Ainda hoje o local é frequentado por romeiros que partem de Itu rumo a Pirapora do Bom Jesus, esta conhecida como a 'cidade dos milagres'. Pessoas montadas em cavalos, bicicletas, motos, triciclos, de charretes ou até mesmo a pé movimentam a estrada, sobretudo aos finais de semana.
Eu a percorri de jipe, mas poderia ter sido com um simples carro de passeio o que, inevitavelmente, me fez pensar sobre o lema da campanha de Washington Luís ao governo do Estado e a sua posterior vitória a presidência da República em 1926. Governar é abrir estradas? (e pedagiá-las?).
*Marcelo Botosso foi Secretário de Turismo de Sales – SP e atualmente é Historiador da Estância Turística de Salto – SP.

Nenhum comentário:

Duda Hidalgo denuncia aumento da violência policial de Tarcísio e é atacada por bolsonaristas em sessão da câmara

  Com a intenção de fazer o debate sobre números e estatísticas, Duda foi à Tribuna na sessão desta terça (16/04) discutir um requerimento q...