Páginas

domingo, 16 de abril de 2017

O encontro com o Padre Chico e a justeza da causa! Republicando

A foto aí da ilustração mostra o Padre Chico junto do meu amigo e poeta de O Calçadão Filipe Augusto Peres. Resolvi colocar esta foto porque ela simboliza muito bem a relação que temos com o Padre Chico: confiança fraterna.


Conheço o Padre Chico e sua história de lutas há bastante tempo, mas ele me conhece há mais ou menos 7 meses. Muitos me perguntam, ao observarem nossa proximidade com este belga extremamente brasileiro, se nós já nos conhecíamos há tempos.

Não, é recente.

Padre Chico é o símbolo de tudo aquilo que tem acontecido com o blog. Em todos os lugares que chegamos, com todos que conversamos e expomos nossa linha editorial a recepção é excelente. Assim, nesse um ano, estreitamos relação com vários movimentos sociais, todos eles presentes em nosso ato, para alegria e surpresa de muitos.

Não é surpresa, é confiança, conquistada na relação pessoal, na presença nas lutas e na divulgação fiel daquilo que apuramos. E, principalmente, por sermos uma pequena válvula de escape para uma demanda reprimida: aqui o movimento popular fala!

Temos lado e deixamos isso bem claro.

Não sei o que o Padre Chico pensou quando eu o abordei no Cine Clube Cauim pedindo uma entrevista sobre o Papa Francisco, mas o fato é que começou ali uma amizade. O grande capelão dos movimentos sociais gostou da nossa cara, confiou no nosso trabalho e está sendo muito importante para nos colocar próximo aos movimentos populares e das causas justas a serem defendidas.

Quando eu apresentei o Filipe para o padre, surgiu a relação próxima a de pai e filho. Chico se diz impossibilitado de fazer poesia mas, certamente, sabe as apreciar. Ao conhecer o poeta, ele viu algo a mais nesse cara de bom coração e sotaque 'carioquês'.

Já eu, pelo meu lado, ainda me espanto quando penso do por que Chico gostou de mim. Nunca falamos sobre isso, aliás, em nossa relação há aquele tipo de respeito e admiração em que muitas palavras não são necessárias. Uma relação entre homens onde o mais importante é o olhar.


No olhar do Padre Chico eu vejo admiração, respeito, confiança e preocupação. Chico sabe dos meandros perigosos da política, sabe das armadilhas que já destruíram muitas boas intenções. Penso nisso todo dia, pois na minha vida eu tenho alguns poucos olhares como esse do padre.

Em frente, na luta e com a responsabilidade para que daqui a muitos anos eu continue olhando os mesmos olhares e vendo neles os mesmos sentimentos de hoje.

Obrigado, Chico!

Ricardo Jimenez

Nenhum comentário:

Duda Hidalgo denuncia aumento da violência policial de Tarcísio e é atacada por bolsonaristas em sessão da câmara

  Com a intenção de fazer o debate sobre números e estatísticas, Duda foi à Tribuna na sessão desta terça (16/04) discutir um requerimento q...