Páginas

terça-feira, 22 de dezembro de 2015

Feliz Natal na comunidade Margarida Alves no Ipiranga!


Na tarde desta terça-feira, 22/12, o blog O Calçadão esteve na comunidade Margarida Alves, conhecida como 'Sete Curvas', no bairro Ipiranga em Ribeirão Preto, na companhia de Ádria Maria Bezerra e Sílvia Diogo, Presidente e Coordenadora da ong Casa da Mulher, e de Denise Marina Gonçalves, representando o Rotary Distrito 4540.

Foi uma visita de festa onde foram distribuídos brinquedos e bolachas para as crianças do local. Ali a ong Casa da Mulher desenvolve um importante trabalho o ano todo, levando assistência e informação para as pessoas da comunidade.

"Estamos concluindo uma parceria com a Secretaria da Saúde para que possamos fazer aqui um mutirão de limpeza e conscientização sobre a necessidade de se evitar o mosquito da dengue, da zica e do chicungunha", nos disse Ádria Bezerra.

A comunidade Margarida Alves é um dos mais de 50 núcleos de favela em Ribeirão Preto. São atualmente 30 mil pessoas morando em condições precárias na cidade e que sofrem também com a falta de endereço fixo e acesso aos equipamentos públicos de saúde, educação e assistência social.

Assim como em outras comunidades que o blog O Calçadão tem visitado, ali na Margarida Alves, entre as mais de 30 famílias do local, habitam sonhos, esperanças e luta de pessoas, de mães, de pais e crianças. O próprio nome da comunidade remete à luta da mulher brasileira: 'é melhor morrer na luta do que morrer de fome' é a frase eterna da líder sindical paraibana morta pela pistolagem.


O grave problema da moradia em Ribeirão Preto jamais será resolvido com remoções forçadas e exclusão, mas com uma visão social, humana e inclusiva. Com a solidariedade mostrada pelos próprios moradores, como nesta horta comunitária existente ao longo da antiga via férrea e que tem servido a todos.


Caminhando pela comunidade, na companhia da dona Joana Dárc Venâncio, vamos colecionando histórias de luta e superação.


No final, a alegria das crianças com os presentes doados pela Casa da Mulher e pelo Rotary.


O blog O Calçadão agradece à ong Casa da Mulher, ao Rotary e novamente se coloca à disposição para trazer ao conhecimento público os recantos esquecidos da cidade, recantos onde seres humanos lutam dia a dia com a ajuda e parceria de companheiros e companheiras valorosas como são neste caso as mulheres da Casa da Mulher e do movimentos de Mulheres Negras. Uma luta que não se esgota na conduta assistencial, mas que se prolonga na atuação de conscientização política e de busca pelos direitos de cidadania e moradia digna.

Voltaremos em breve à comunidade Margarida Alves e às outras comunidades para descobrir e contar mais histórias de luta e de vida, dando vez e voz ao movimento popular.

Ricardo Jimenez

Nenhum comentário:

Ministro Flávio Dino pede vistas em ADPF que suspende decisão do TST sobre recreio dos professores

  TST reconheceu recreio como parte da jornada de trabalho dos professores