Páginas

terça-feira, 25 de agosto de 2015

Mentiras constantes se tornam verdades? Por Cláudia Cantarella




Hoje, levantei-me pensando no que minha sobrinha, psicóloga judicial, disse-me sobre ficar penalizada quando ouve histórias de crianças- principalmente meninas-que temem os pais porque, desde bem pequenas, escutam, das mães, após a separação do casal, que estes irão agredi-las, violentá-las. Ao serem questionadas sobre o comportamento dos pais, muitas afirmam que eles não são agressivos, são gentis, mas mesmo assim, elas os temem.

Deve ser bastante difícil alguém acreditar em algo diferente daquilo que ouviu por um longo tempo e desconstruir um pensamento que ficou intrínseco, já que a criança ouvia e não tinha discernimento para sabê-lo verdadeiro ou não.

Sou professora de Ensino Médio, trabalho com jovens entre 15 e 18 anos, e não é raro vê-los surpresos quando me posiciono politicamente contra o “Fora Dilma” e, claro, indagam o porquê. Aí, então, pergunto a eles se são a favor das Cotas, do Bolsa Família e descubro que muitos deles são beneficiários de alguns programas como O Primeiro Emprego, O Pronatec, entre outros, ou têm irmãos que usufruem ou já usufruíram de alguns deles. 

Pergunto se eles acham importante o ENEM e todos dizem que sim. Então lhes explico o que é o ENEM, o que era antes da gestão Lula e as ampliações dele feitas no governo Dilma Roussef. Em geral, ficam bastante surpresos, por que, então, pais e irmãos mais velhos de alguns deles acham que Dilma deveria sair?

É porque, no fundo, eles não acham, eles repetem um discurso que vem sendo constantemente disseminado, um discurso nazista que acusa o PT, o Lula, a Dilma de inventores da corrupção, de ladrões do povo... e de todo um arsenal de xingamentos e ofensas sem provas. Diariamente... Muitas vezes ao dia. A população vê televisão sempre que pode, e a voz desta tela mágica age como a mãe egoísta que não quer ver o filho equilibrado e feliz, mas quer se vingar do homem que a deixou, muito provavelmente porque descobriu nela, entre outras razões, a mesquinhez e o egoísmo.


É preciso que cuidemos dessa população e que a alertemos sobre essas doses cavalares e constantes de insensatez que lhe andam destinando, porque, essas mentiras jamais serão verdades, mas a História é repleta de vítimas que morrem no lugar de seus algozes e não podemos deixar que essa população míope atue como um mandante de mais uma injustiça nessa mesma História.

Cláudia Cantarella

Nenhum comentário:

Casos de Dengue e Chikungunya explodem em Ribeirão Preto

  Casos de Dengue e Chikungunya explodem em Ribeirão Preto Foto: Fotos Públicas/ FreePik Em relação ao mesmo período de 2023, município apre...