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quarta-feira, 15 de julho de 2015

Ribeirão 2016: vem aí uma campanha pra coxinha nenhum botar defeito!

Religiosos "moralistas", delegados "linha dura", conservadores de última hora e oportunistas de todo tipo estão se preparando para a campanha eleitoral em Ribeirão Preto.

O marketing político não dá ponto sem nó. Redução da maioridade penal, estatuto da família, terceirizações e muito, mas muito discurso conservador com cara de mistura entre comentários do UOL e programa do Datena. Se preparem, 2016 vem aí na califórnia brasileira.

Para os que ainda duvidam, basta ver o tom do chamado"jornalismo local". É anti-política pura. Aqui foi o cadinho da misoginia explícita contra uma candidata e uma Prefeita. Sem julgar o mérito de sua administração, à qual O Calçadão considera ruim sem jogar todo o peso da responsabilidade nas costas de Dárcy (leiam nossa opinião aqui, aqui e aqui), a Prefeita foi e é desrespeitada todos os dias nos órgãos de "imprensa" e nas ruas, algo que se iniciou antes da onda misógina anti-Dilma que agora está na moda.

O debate vai ser pautado pelo discurso anti-violência. "Guarda Municipal armada!", bradará um. "Mais polícia nas ruas!", bradará outro. "Segurança nos bairros", gritará um outro. E ainda certamente virão: "Ética na política!" e, certamente, "Fora PT!". Sabemos que a guarda municipal armada, a polícia nas ruas e a segurança nos bairros não inclui a periferia, que continuará de fora dos planos, olhada por eles apenas como um lugar de onde brotam os bandidos. E também sabemos que o grito puritano de ética na política na boca de alguns é de fazer arrepiar qualquer coluna vertebral minimamente digna.

Mas, preparem-se. É isso que a Ribeirão Preto que é representada na mídia tradicional quer e é isso que ela terá.

E dá-lhe condomínios fechados!

A quem caberá carregar o discurso progressista na campanha, levantando bandeiras importantes do ponto de vista social, urbano e moral? Caberá ao PT? Pois deveria, mesmo sabendo que assim já entra no páreo para perder. É tarefa difícil, mas é uma tarefa intransferível.

De onde o PT tiraria forças para enfrentar uma campanha que se mostra tão tacanha levantando bandeiras progressistas e defendendo um projeto de cidade diferente dos que ora se apresentam? Tiraria forças na defesa do seu legado na cidade e dos incríveis 97 mil eleitores de Dilma que se apresentaram nas urnas na última eleição presidencial.

97 mil eleitores nas circunstâncias atuais de Ribeirão Preto foi uma vitória que deve ser bem explorada. São 97 mil eleitores que disseram não ao discurso fácil da mídia, disseram não aos catões de araque como Aécio e companhia, não se entregaram ao anti-petismo virulento e ignorante e certamente estarão dispostos a debater a cidade sob outra óptica.

Com a palavra, o PT. Gente capaz e com coragem não falta por lá.

De qualquer forma, Ribeirão precisa de um projeto que seja debatido da periferia para o centro, dentro dos ônibus, entre as mulheres, entre os negros, entre os jovens excluídos, entre pensadores que proponham uma cidade inclusiva, democrática, participativa. É um desafio que está posto para qualquer força progressista que queira empunhá-lo. A história fará jus, certamente.

Defendemos um projeto que bata de frente com circo datenístico que se avizinha nas eleições que se aproximam. Nosso lema é "uma cidade para todos".

Ricardo Jimenez

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