Páginas

sábado, 4 de julho de 2015

A "onda conservadora" já chegou, o golpe está a caminho. Como chegamos a isto?

Como chegamos a isto? Esta é a pergunta que alguns se fazem diante dos últimos acontecimentos envolvendo manifestações explícitas de ódio contra nordestinos, negros, mulheres e pessoas em geral que ainda permanecem defendendo pontos de vista progressistas, seja nos direitos civis, seja na política.

Até 2013 vivíamos um período de otimismo e de avanços tanto no debate político quanto nas conquistas sociais e econômicas. Na contra-mão do mundo, por aqui nós seguíamos gerando empregos e, mesmo que de maneira lenta, diminuindo a concentração de renda e as injustiças sociais.

Mas a partir das tais "manifestações de junho" de 2013 a coisa começou a mudar. Entrou em ação o pessimismo, o ódio, o desrespeito aos direitos humanos e aqueles que guardavam dentro de si os seus lixos passaram a vomitá-los em público sem timidez, ao contrário, se tornaram figuras proeminentes na mídia.

A própria mídia não se furtou a convocar "manifestações" que imitavam as marchas reacionárias pré-1964!

Os ataques aos direitos civis e sociais se somaram aos ataques políticos exatamente no momento em que o país descobre imensas jazidas de petróleo e o governo que nacionalizou essas jazidas ganha as eleições de 2010 e a de 2014.

O golpe se pôs em marcha!

Hoje estão aliados: a mídia, o tucanato paulista, o presidente da Câmara e os reacionários mais empedernidos como malafaias e felicianos.

O grupo político que comprou sua própria reeleição em 1998, que quebrou o país três vezes, que vendeu a Vale do Rio Doce, que tentou mudar o nome da sua maior empresa, que abriu o setor de petróleo para multinacionais, onde seus ex-ministros se tornaram milionários na ciranda financeira, que venderam o patrimônio nacional financiando grupos estrangeiros com dinheiro do BNDES, cujos senadores são eleitos com dinheiro não contabilizados, cujos aliados são flagrados transportando 500 kg de pasta base de cocaína, cujo governo extinguiu o ensino técnico, cujas campanhas recebem recursos gordos das empreiteiras se alia ao que há de mais atrasado/bandido/fundamentalista e com a velha mídia apoiadora da ditadura para dar um novo golpe político!

Os democratas que buscaram reconstruir o país após a ditadura militar falharam e traíram o povo. Ajudaram a consolidar uma estrutura de mídia que odeia o povo e que colaborou no golpe de 64 e na ditadura em si. Entregaram boa parte da soberania nacional para o capital internacional. Não resolveram as gigantescas aberrações sociais seculares que esmagam a vida do povo. Se conciliaram e se refestelaram na mesa da Casa Grande.

Por anos os canalhas mantiveram-se tímidos, mas bastou um breve período de 12 anos onde um governo buscou, com todas as falhas, construir um processo de inclusão social para que o ranço odioso dos fascistas viesse à tona novamente com força. E os fascistas encontram guarida e apoio em antigas lideranças democráticas que agora se travestem de golpistas.

Ou os verdadeiros democratas e nacionalistas trocam a pergunta inicial "como chegamos a isto?" para "Como reagir ao golpe?", ou veremos mais uma vez a democracia brasileira ser golpeada por canalhas da velha e da nova geração.

Ricardo Jimenez

Nenhum comentário:

Casos de Dengue e Chikungunya explodem em Ribeirão Preto

  Casos de Dengue e Chikungunya explodem em Ribeirão Preto Foto: Fotos Públicas/ FreePik Em relação ao mesmo período de 2023, município apre...