Páginas

quinta-feira, 21 de maio de 2015

Museus Municipais de Ribeirão ficam fora da 13a Semana de Museus!

Museus Municipais de Ribeirão
A marca do descaso à cultura

Marcelo Botosso*
Promovida pelo Ibram (Instituto brasileiro de museus), a 13ª Semana de Museus é uma temporada cultural que ocorre todo o ano em comemoração ao Dia Internacional dos Museus, 18 de maio.

De 18 a 24 de maio, museus e outras entidades culturais em todo o país apresentam uma programação especial para o público, tais como: exposições, ações educativas, espetáculos, palestras, entre outras.

Mas como fica a participação da cidade riquíssima em História chamada Ribeirão Preto?

Nessa cidade existe o complexo de museus que engloba os museus Histórico e Do Café, ambos juntos ao campus da USP em terreno da prefeitura municipal. Entretanto, curiosamente, esses museus públicos administrados pela prefeitura ficaram fora da 13ª Semana de Museus. Coube ao recém-inaugurado Instituto Casa da Memória Italiana, não pertencente à administração pública, honrar a cidade na Semana promovida pelo Ibram. Do contrário, a pequena (culturalmente) Ribeirão Preto não figuraria nos anais da temporada de cultura.

Atualmente, a Semana de Museus é a maior ação em âmbito mundial que comemora o Dia Internacional dos Museus, sendo também uma das grandes responsáveis pelo aumento da visibilidade e da visitação nas instituições participantes movimentando a cultura e o turismo das localidades participantes.

A administração municipal de Ribeirão Preto parece que tropeçou n’O Calçadão e caiu do bonde da História.

SERVIÇO
INSTITUTO CASA DA MEMÓRIA ITALIANA RUA TIBIRIÇÁ, 776 - CENTRO casadamemoriaitaliana@gmail.com Tel: (16) 3625-0692 19/05/2015 e 21/05/2015 - 14h às 17h VISITA GUIADA - Oportunidade para conhecer o trabalho do Instituto e a sua sede. Uma edifica- ção histórica de 1925, que preserva mobiliário e pinturas decorativas praticamente originais a sua construção e moradia. 23/05/2015 - 10h30 às 11h LANÇAMENTO - O Instituto fará lançamento oficial de sua logomarca. Tal evento marca parceria solidária da agência de publicidade e propaganda local e o Instituto, fomentando o desenvolvimento sustentável econômico. 23/05/2015 - 11h às 12h30 MESA REDONDA - Oportunidade para comunidade inteirar-se pelo o processo de implantação do Museu Casa da Memória Italiana que planeja o seu desenvolvimento por meio da ação econômica solidaria e criativa. 23/05/2015 - 09h às 10h30 VISITA GUIADA - Oportunidade para conhecer o trabalho do Instituto e a sua sede. Uma edifica- ção histórica de 1925, que preserva mobiliário e pinturas decorativas praticamente originais a sua construção e moradia.

A programação nacional da 13ª Semana de Museus pode ser consultada no sítio do Ibram
www.museus.gov.br

*Marcelo Botosso é historiador da Estância Turística de Salto no Museu da Cidade de Salto “Ettore Liberalesso”


Nenhum comentário:

Duda Hidalgo denuncia aumento da violência policial de Tarcísio e é atacada por bolsonaristas em sessão da câmara

  Com a intenção de fazer o debate sobre números e estatísticas, Duda foi à Tribuna na sessão desta terça (16/04) discutir um requerimento q...