Páginas

sábado, 2 de maio de 2015

Dominada pelo Conservadorismo, Ribeirão Preto defende pautas regressistas em Brasília!

Ribeirão Preto é uma cidade sofrida, sem planejamento estratégico há pelo menos 20 anos, excludente e dominada por um elitismo provinciano cafona (peculiaridade sentida por um repórter francês na época da Copa com apenas alguns dias na cidade).

Nestas condições, não é surpresa a onda conservadora e reacionária que toma conta da cidade. Embalada pela mídia, nacional e local, o ribeirão-pretano está adorando odiar. Odeia duas mulheres: Dilma e Dárcy. Não odeia Alckmin, apesar da corrupção, da dengue e da violência, porque a mídia não odeia Alckmin. Com poucas possibilidades de fugir à massificação de uma mídia monopolizada, o povão toma o mesmo bonde dos bacanas e está a odiar com muita força o inimigo errado.

Na última eleição, esse quadro foi bastante claro: 242 mil votos para Aécio Neves e 94 mil votos para Dilma (surpreendentes e bons 94 mil votos, diga-se de passagem).

Dois tucanos clássicos lideraram as eleições para deputado na cidade: Nogueira (57 mil votos para federal) e Gasparini (36 mil votos para estadual). Escondendo o quanto puderam o fato de Michel Temer ser o vice de Dilma e jogando o peso financeiro em busca de votos, Baleia Rossi (40 mil votos) e Léo Oliveira (21 mil votos) também se elegeram.

Analisaremos a situação política específica de Ribeirão Preto em outro artigo (adianto aqui que, mesmo com o forte movimento anti-PT, o resultado eleitoral dentro do município não foi animador para ninguém).

Portanto, para a Câmara Federal foram eleitos Nogueira e Baleia. Campanhas caras e votações expressivas (não dentro de Ribeirão, repito).

Nogueira saiu para assumir a pasta dos Transportes de Alckmin. Sobrou Baleia. E, exatamente por isso, o título do artigo serve para Baleia, o representante da "bancada" ribeirão-pretana em Brasília.

E como tem atuado a "bancada"? 

Bem, a "bancada" votou a favor da lei de Terceirização, votou a favor da redução da maioridade penal e votou a favor da retirada da informação de transgênicos nos rótulos de alimentos. Votações que mostram claramente que a "bancada" de Ribeirão Preto está em sintonia com os interesses empresariais e da parcela mais conservadora da sociedade na questão que envolve o ECA e o Código Penal. A "bancada", por enquanto, mostra-se em sintonia com o Presidente da Câmara Eduardo Cunha.

Talvez a atuação da "bancada" seja até bem avaliada nas atuais circunstâncias de Ribeirão Preto. Mas como este blog insiste nas pautas positivas, O Calçadão só lamenta.

Defendemos a democratização das informações como forma de combater as manipulações feitas por uma mídia monopolizada. Por isso, escrevemos e lutamos por pautas que certamente agradam mais aos 94 mil eleitores de Dilma na cidade do que aos 240 mil de Aécio. Porém, somos otimistas e conhecemos um pouquinho de política, e, portanto, acreditamos que parte dos 240 mil estão no barco errado, pois, no fundo, acreditam nas nossas pautas. E , também, para eles, escrevemos.

A cidade deve trocar o ódio e o acanhamento pelo debate, já! Isto serve para todos, mas principalmente às lideranças de esquerda. Ampliar o debate, falar para mais gente, mesmo em um momento de refluxo e dificuldade é o único caminho.

Ribeirão merece mais do que esta "bancada" atual de deputados. Ribeirão precisa encontrar novos caminhos, pois esses já conhecidos são apenas mais do mesmo. Ribeirão precisa se encontrar de fato com a história de seu povo.

Ricardo Jimenez

Nenhum comentário:

Duda Hidalgo denuncia aumento da violência policial de Tarcísio e é atacada por bolsonaristas em sessão da câmara

  Com a intenção de fazer o debate sobre números e estatísticas, Duda foi à Tribuna na sessão desta terça (16/04) discutir um requerimento q...