Páginas

quarta-feira, 13 de maio de 2015

2016: Que Papel Jogará o PT de Ribeirão Preto?


No 1o de maio último, o Diretório Municipal do PT de Ribeirão Preto lançou sua mais importante ferramenta digital no intuito, correto e corajoso, por sinal, de entrar no debate político envolvendo a internet e as mídias sociais.

É um ato correto porque um partido que governou a cidade por duas vezes, que possui dois vereadores e que é o partido mais representativo e presente no movimento popular e sindical da cidade não poderia de forma alguma se abster do debate político. E é um ato corajoso porque busca enfrentar de cabeça erguida todas as dificuldades impostas ao partido no momento atual.

O PT de Ribeirão Preto enfrenta uma dificuldade dupla. Primeiro, porque não escapa à sanha reacionária que avança sobre o partido em nível nacional desde que Lula, após nacionalizar o pré-sal, gerar 12 milhões de empregos e diminuir a pobreza, entregou o governo com 87% de aprovação popular para a sua sucessora dar continuidade às obras de infraestrutura, moradias e aplicação dos royalties do petróleo em educação e saúde. Segundo, porque o partido local tem como maior expoente Antônio Palocci, um dos petistas mais atacados e perseguidos pela sanha reacionária dos últimos tempos, justamente porque um dia se colocou na linha sucessória de Lula.

Por tudo isso, se lançar ao debate político municipal não é só um ato corajoso e correto, é também um ato responsável.

Aqui no blog O Calçadão nós nos preocupamos com os rumos da cidade. Debatemos isso em alguns artigos como: Ribeirão Preto Sem rumo Há Duas Décadas1996 e o Pãozinho Francês e outros que você pode encontrar aqui. Acreditamos que falta projeto para a cidade. Enquanto mais de 400 mil ribeirãopretanos vivem apartados do debate político e das decisões mais importantes do seu município, a classe política vive a repetir o velho formato de casuísmo político, acordos de política pequena e completa falta de visão estratégica de conjunto.

A sensação que o Ribeirãopretano tem é que ele vive em um grande município onde o poder público não tem recursos nem para consertar um encanamento de água furado e onde o parlamento não tem condições de ir além dos tradicionais nomes de rua e títulos de cidadania. É triste.

De todos os partidos que podem se colocar à disposição do eleitor para a eleição de 2016, o PT é de longe o partido com maior história e realizações para mostrar. Nos últimos 24 anos foram do PT as duas melhores administrações. Mesmo a de 2000-2004, interrompida com a ida de Palocci para Brasília. 

Mas também nessa área há duas dificuldades a serem enfrentadas pelo PT local: ter um nome e ter um projeto de cidade. O projeto de cidade é o mais importante. Ter um nome me parece o mais difícil.

Uma das grandes preocupações que nos move aqui no blog é debater Ribeirão Preto visando construir um projeto de cidade. "Uma Cidade Para Todos" é o nosso lema. Por isso, nos preocupamos em conhecer a história da cidade, o desenrolar administrativo das últimas décadas e olhar em volta experiências positivas que podem ser aplicadas por aqui. Construir um projeto de cidade que vise a participação popular e o avanço social, revertendo a cruel exclusão que impera hoje, é uma obra que deve ser feita em conjunto, envolvendo amplos setores num debate franco, aberto e participativo. Coisas que, verdadeiramente, só o PT pode realizar em Ribeirão Preto.

Há duas coisas boas nesse quesito. Dilma teve cerca de 97 mil votos no segundo turno por aqui, apesar da maioria da cidade reverberar com força a sanha reacionária tucano-midiática. Concordemos que não é um capital político desprezível, correto? A outra coisa boa é que há no Estado uma administração petista moderna em andamento cujos projetos e posturas administrativas podem servir de exemplo. Falo da administração Haddad. O PT de Ribeirão Preto, na minha humilde opinião, deve buscar trazer para cá não só os exemplos, mas também seus membros para falar à cidade e ao partido. Suplicy, Padilha e o próprio Haddad, por que não?

Mas encontrar um nome será tarefa complicada. O PT não pode cair novamente na armadilha "Gandini". É preciso entrar na disputa com um nome que traga consigo a história do partido e suas realizações por aqui (se, claro, o PT desejar ter candidato próprio em 2016). Quem tem história mostra a sua história.

Mas, enfim, o passo inicial foi dado. A Rede PT Ribeirão está no ar. Essa era uma cobrança que este blog fazia ao PT local. Debate político se faz sem medo e tudo que Ribeirão Preto necessita nesse momento é parar de gritar, de odiar e começar a dialogar, principalmente envolvendo no diálogo os mais de 400 mil trabalhadores que vivem cotidianamente as agruras da periferia da cidade.

Bons debates ao PT de Ribeirão Preto.
Aqui o endereço da página:
http://www.pt-ribeirao.org.br/

Ricardo Jimenez

Nenhum comentário:

Duda Hidalgo denuncia aumento da violência policial de Tarcísio e é atacada por bolsonaristas em sessão da câmara

  Com a intenção de fazer o debate sobre números e estatísticas, Duda foi à Tribuna na sessão desta terça (16/04) discutir um requerimento q...