Páginas

domingo, 4 de janeiro de 2015

Mídias hereditárias!!!!


Hoje a mídia brasileira é dominada por algumas famílias como na época das capitanias hereditárias. Durante a ditadura militar, as concessões de televisão e meios de comunicação foram dadas aos apoiadores do regime. Hoje não há alterações nesse quadro como já denunciou a organização Reporteres Sem Fronteira (RSF). 

O mais impressionante é como essas famílias manipulam a opinião pública, fazendo com que as pessoas acreditem em posições políticas inverídicas, ou até mesmo distorcendo a notícias para destacar (ou até mesmo inventar) um ponto de vista que convém aos interesses de um grupo. 

A democratização da mídia no Brasil significa, portanto, transformar os instrumentos de divulgação de informação em um espaço público, onde todos podem emitir sua opinião e chegar a uma conclusão racional do que acontece no mundo, no país, no município, no bairro, na escola, em todas as esferas da sociedade. 

Disponível em http://www.contextolivre.com.br/2014/05/o-monopolio-da-midia-no-brasil.html
Com isso, retiram-se os poderes de alguns grupos e se equaliza a força de formação da opinião pública dentro da sociedade. Não é mais um pequeno grupo que forma a opinião pública, mas sim a sociedade. Enquanto a opinião pública for moldada por um pequeno grupo ela não serve à democracia, mas à tirania. E em uma tirania não há instituições republicanas, não há liberdade de expressão, não há livre pensamento, não há vida! 

Por isso, penso eu, democratizar a mídia é amadurecer nossa democracia e fortalecer nossas instituições. É libertar as instituições de nossa república da rédia midiática como tem ocorrido com o judiciário nos casos de julgamentos de corrupção onde a lei se aplica a apenas um partido e não a outros. 

Para complementar o pensamento deixo ao leitor uma dica de um antigo documentário:

Fabio Pereira Soma. Mestre em Filosofia e Pedagogo.


Nenhum comentário:

Duda Hidalgo denuncia aumento da violência policial de Tarcísio e é atacada por bolsonaristas em sessão da câmara

  Com a intenção de fazer o debate sobre números e estatísticas, Duda foi à Tribuna na sessão desta terça (16/04) discutir um requerimento q...