Páginas

quinta-feira, 11 de dezembro de 2014

O Calçadão está no ar!



A informação é, ao lado do conhecimento, uma das ferramentas mais importantes da vida em sociedade, não só da nossa sociedade moderna, mas em todos os tempos. Sempre quem controlou a informação, controlou uma parte do poder político e social.
Nas democracias modernas, o acesso à informação deveria, por princípio, ser um direito de todos e os veículos responsáveis pela produção e divulgação da informação também deveriam, por princípio, serem democratizados. Mas nós sabemos muito bem que isto não acontece. A informação anda ao lado do poder e enquanto uma minoria a controla, uma maioria é controlada.
No Brasil, os meios de comunicação não são democratizados: cerca de 6 famílias abastadas controlam os principais jornais e canais de TV (se utilizando de concessões estatais), e uma infinidade de estações de rádio estão sob controle de políticos ou apadrinhados de políticos. Tudo isso está a serviço de uma máquina política e eleitoral que funciona para manter intactas as estruturas de poder.
Como a elite política não tem interesse e a sociedade não tem mobilização suficiente (talvez por falta de informação) para realizar uma reforma midiática democratizadora no Brasil, só há um caminho para, minimamente, se driblar o controle da informação mantido pelos veículos oficiais: a internet. Somente a internet permite que qualquer pessoa possa ser um produtor de conteúdo e que um grupo de pessoas possam debater os mais diferentes assuntos com certa liberdade e independência da padronização oficial. Este é exatamente o objetivo do blog O Calçadão! Nossa meta é produzir conteúdo e promover o debate político e cultural em Ribeirão Preto, sempre com o viés da inclusão social.
O calçadão, espaço físico localizado na região central da cidade, serviu de mote para o nome do blog porque, sendo o local onde todos passam, nos faz refletir sobre a condição da nossa cidade e nos induz a certos questionamentos: nossa cidade é acessível a todos os seus moradores?  Todos os ribeirãopretanos gozam dos mesmos direitos e das mesmas oportunidades em nossa cidade? Temos todos nós o mesmo acesso à informação, aos espaços culturais e ao debate dos temas mais importantes da cidade onde vivemos?
O Calçadão, o blog que agora se inicia, vai trilhar este caminho, debatendo todos os assuntos importantes com o viés da inclusão social, incentivando a participação ampla da população nos caminhos do seu município, sem esquecer dos temas nacionais que se refletem em Ribeirão Preto, tentando responder e aprofundar os questionamentos feitos acima e estamos convidando todos vocês a contribuírem com este debate. Por isso que o lema do nosso blog é: Uma Cidade Para Todos!
Venham conosco!

Ricardo Jimenez - Químico, Professor e fã número 1 de Mané Garrincha "A Alegria do Povo".

8 comentários:

Anônimo disse...

Toda sorte para O Calçadão! Estou ansiosa pra ler e participar!

O Calçadão disse...

Bem-vinda

Anônimo disse...

Grandes Amigos Companheiros Professores de Luta , muito sucesso no blog do Calçadão . Estaremos sempre juntos nessa Luta Amigos Professores !!!

O Calçadão disse...

Grande Roberto! Contamos com sua ajuda!

Juliana Sfair disse...

Parabéns pela iniciativa !!! Ótimo texto, Ricardo.

O Calçadão disse...

Obrigado, Juliana. Venha conosco! Abraço.

Shirley disse...

Muito bom Ricardo, enfim o Calçadão...

O Calçadão disse...

Obrigado, Shirley. Abração!

Duda Hidalgo denuncia aumento da violência policial de Tarcísio e é atacada por bolsonaristas em sessão da câmara

  Com a intenção de fazer o debate sobre números e estatísticas, Duda foi à Tribuna na sessão desta terça (16/04) discutir um requerimento q...